sábado, 23 de junho de 2018

Bali (dia 1)

Chegamos a Bali à 1h da manhã. Mas demoramos imenso tempo para sair do aeroporto! Há filas grandes no controlo dos passaportes porque há pouca gente a trabalhar a essa hora!
Só nos despachamos lá para as 2h30.
Como disse já tínhamos falado com o Eka, ainda em Portugal, e assim que chegamos ele estava à nossa espera para nos levar para o Hotel...
Ficamos na região de Bukit, perto da Dreamland beach, e a viagem do aeroporto até lá demorou cerca de 30min. Combinamos com o Eka começar o passeio no dia seguinte às 9h e assim foi!
Todos os estacionamentos em praias e templos se pagam (cerca de 2000-5000 rupias)

O 3º dia da nossa viagem começou pelo sul de Bali e o primeiro sítio onde paramos foi a praia de Balangan (imagens acima).
É uma das praias mais importantes com um extenso areal e água claras entre falésias cheias de vegetação.
É uma praia muito famosa pelo surf.
Apenas vimos a vista panorâmica da praia, mas dá para descer para tomar banho ou fazer surf.
Na zona panorâmica celebram-se casamentos.
O pôr do sol lá é também muito bonito.

Seguimos para a praia Dreamland (imagens acima).
Apesar de ser considerada uma preciosidade secreta não gostei muito! Acho que não é de todo secreta e acabamos por chegar junto a um esgoto o que não a torna muito agradável.
Apanhamos maré cheia e por isso não conseguimos ver a praia toda e havia muita corrente no mar.
O carro é estacionado num local e depois há um autocarro que nos leva até à praia.
Preço: 5000K/pessoa

Antes de almoço ainda tivemos tempo para parar na praia Padang Padang e tomar uns bons banhos (imagens acima).
Para mim foi a melhor praia. A água era quente, era pequenina e muito agradável.
Havia muita gente a aprender surf e a fazer.
A entrada da praia é muito engraçada, com escadas através de uma rocha oca.
Há uma ponte que liga dois lados do penhasco que tem uma vista linda da praia de cima.
Esta praia foi um dos locais escolhidos para o filme "Eat, Pray and Love".
Ficamos lá cerca de 1h30.
Preço: 10000K/pessoa

Depois de almoço seguimos para o templo de Uluwatu (imagens acima).
É um dos principais templos de Bali e é conhecido pela sua localização magnífica, num topo de um penhasco íngreme, aproximadamente 70 metros acima do mar.
Também é muito conhecido pelos lindos cenários ao pôr do sol com vistas para o Oceano Índico.
"Ulu" significa topo e "Watu" pedra ou rocha.
Caso se pretenda ver o pôr do sol, entre as 18 e às 19h há um espectáculo de dança Kecak (mistura de dança e teatro baseado numa lenda) ao lado do penhasco.
Existem imensos macacos na zona do templo que roubam principalmente óculos de sol mas também telemóveis! É preciso ter cuidado :)
Os hindus balineses acreditam que os três poderes divinos de Brahma (criador do Universo), Vishnu (manutenção do Universo) e Shiva (poder de destruição ou transformação) se tornam um aqui.
Este templo dedica-se a proteger Bali dos maus espíritos do mar.
Neste templo tem que se usar um sarongue (um pano comprido para tapar as pernas), que é emprestado à entrada do templo.
Preço: 30000K/pessoa

De seguida paramos na praia de Suluban, uma das mais exclusivas de Bali, entre formações rochosas (imagens acima).
É uma praia coberta por um penhasco iminente e não é ideal para tomar banho, mas sim para surfistas.
Nós fomos visitar, descemos vários degraus, com vistas fascinantes pelo meio, entre muitos cafés, lojas e locais a alugarem pranchas.
Águas clarinhas e em maré baixa formam-se várias pequenas piscinas. Tem vistas incríveis!
Ao pôr do sol também é muito bonita.

Acabamos o nosso dia no templo Tanah Lot. Tínhamos programado ir ver lá o pôr do sol e assim o fizemos (imagens acima).
É um dos mais importantes pontos de interesse da ilha.
Um antigo santuário hindu empoleirado no topo de uma rocha com o mar em redor, um cenário imperdível!
Com as constantes ondas a bater na base rochosa esta foi-se degradando e esteve em ameaça de erosão. Com a ajuda dos Japoneses foi reconstruído em 1980 e actualmente 1/3 da rocha é artificial.
Na maré alta o mar impede a travessia, mas na maré baixa pode-se ir até à base da rocha onde se podem ver as lendárias serpentes marinhas à volta da fonte. Esta fonte é uma fonte natural de água benta para todos os templos da região.
Preço: 60000K/pessoa

Fomos para Ubud, onde ficamos 4 noites. Jantamos no restaurante "Herb Library" (tripadvisor) e gostamos muito, os sumos eram deliciosos, bem como os pratos, tanto os vegetarianos como os outros! Gostamos tanto que repetimos este restaurante mais uma vez.

Podem continuar a ler o resto da nossa viagem aqui.