sábado, 10 de novembro de 2018

Buenos Aires

Tendo em conta que perdemos um dia completo por termos perdido o voo de Madrid para Buenos Aires tivemos que refazer o programa.
Antes de mais, Buenos Aires divide-se em 6 bairros famosos: o Micro-Centro, Palermo, Recoleta, La Boca, San Telmo e Puerto Madero.
O nosso hotel era no micro-centro, perto da Plaza de Mayo e tínhamos visita marcada para a Casa Rosada às 14h30.

Sendo assim, mal pousamos as malas no hotel e vestimos uma roupa mais fresca fomos de Uber até ao famoso bairro La Boca, com o célebre Caminito. As ruas são um encanto, com uma vida fantástica, cheias de cor, restaurantes, lojas de "souvenirs".
O caminito foi recuperado mas outrora as casas eram construídas com tábuas de madeira, placas e telhados de metal e pintados com muitas cores, normalmente as cores que sobravam de pintar os navios, uma vez que o bairro (junto ao porto) era maioritariamente habitado por pescadores.
Mantiveram-se as cores berrantes tão características e bonitas deste bairro.
Há uma loja “Havana” que tem os melhores alfajores da Argentina! Só de pensar neles dá-me a gula!! São uns doces típicos Argentinos com doce de leite, lá encontram-se as variedades todas!
É um bairro um pouco perigoso segundo li e segundo o que diziam... mas não reparei em nada nem me senti desconfortável!

Andamos um pouco até ao estádio do Boca Juniores para ver a famosa “La Bombonera” - o nome é devido ao facto do estádio fazer lembrar uma caixa de bombons. É interessante como quase toda a gente é do Boca Juniors, todos os taxistas/ubers com que nos cruzámos... Não tínhamos tempo para a visita ao estádio por isso continuamos o passeio até à Plaza de Mayo.

A Plaza de Mayo é o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época colonial. O nome deve-se à revolução de Maio (1810) na qual se iniciou o processo de independência.
Tem 3 edifícios importantes, a Catedral, o Cabildo e a Casa Rosada.

Começamos por visitar a Catedral Metropolitana de Buenos Aires.
Tem uma arquitectura diferente, com um misto de estilos neoclássico, neorrenascentista, neobarroco e rococó. A fachada com 12 colunas, que representam os apóstolos de Jesus assemelha-se a um templo grego.
Ochão é de mozaico veneziano, o altar de madeira e a cúpula com pinturas renascentistas tem 40m de altura.
Tem um pequeno museu do Papa Franscisco com alguns elementos que lhe pertencem.
Horário: 2ª-6ª 7h30 - 18h30 com visitas guiadas às 11h15, sábado 9h00-18h45 e domingo 9h-17h30.

Seguimos para o Cabildo, um monumento histórico nacional que antigamente era sede do Cabildo, encarregue de representar a cidade, com funções jurídicas e administrativas. Foi aqui que foi declarada a revolução de Maio de 1810, primeiro passo da independência de vários países da América do Sul,
Hoje o edifício funciona como museu do Cabildo e da Revolução de Maio.
Horário: 3ª, 4ª e 6ª: 10h30-17h. 5ª: 10h30-20h. Sábados, Domingos e Feriados: 10h30-18h. Há visitas guiadas: 3ª, 4ª e 6ª às15h30, 5ª às15h30 e às 17h e aos fins de semana e feriados às 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 16h45)
Entrada: Gratuito (pode fazer-se uma doação)

Do Cabildo seguimos para a Casa Rosada, que pode ser visitada por dentro. A entrada é gratuita mas necessita de marcação online (site aqui) e só acontece ao fim-de-semana.  Esta marcação deve ser feita pelo menos com 15 dias de antecedência. Há visitas em Inglês, Português e Espanhol. A visita dura cerca de 50min-1h.
A Casa Rosada é um dos símbolos da cidade e da Argentina, é também conhecida como Casa do Governo e é a sede da presidência da república Argentina, onde há reuniões importantes, onde o presidente faz discursos e onde se tomam decisões a respeito do país.
O exterior da casa chama a atenção pela arquitectura e também pela cor. Há vários mitos que explicam a cor, um é da abundância de sangue de boi que abunda nas Pampas e o outro é a união do vermelho e do branco, cores dos partidos políticos que protagonizaram guerras civis violentas, sendo o cor de rosa a união das duas cores, mostrando conciliação entre os partidos. A explicação mais rigorosa é que o cor de rosa era o tom da moda na época na arquitectura italiana, muito apreciada pelo presidente.

Seguimos para a Calle Florida, que é uma rua de comércio. Apesar de ser das ruas mais movimentadas de Buenos Aires, ao domingo estava praticamente vazia, com a maioria das lojas fechadas.
Não deixamos de ir às Galerias Pacífico, um centro comercial com uma arquitectura incrível. Uma cúpula central pintada em 1946, imensos murais e colunas... um edifício que foi considerado monumento histórico nacional! Não fizemos compras mas foi interessante passar por lá!

Fomos depois até à Avenida 9 de Julio, a principal avenida da cidade. É uma das avenidas mais largas do mundo (com 140m).
O nome é devido ao dia em que foi declarada a independência.
No centro da Avenida, no cruzamento com a rua Corrientes encontra-se a principal atração com 67m de altura, o Obelisco, que foi erguido nos festejos dos 400 anos da cidade.

Ao longo da Avenida encontramos o Teatro Colón. Podia ser visitado mas a sala estava sem luz e o preço do bilhete era o mesmo, por isso optamos por não entrar.
É considerado um dos símbolos da cidade e uma das melhores salas de espectáculos do mundo devido à sua acústica.

Daí seguimos de uber até à Livraria El Ateneo, uma livraria eleita das mais bonitas do mundo, e de facto é.
A livraria fica situada num antigo teatro, com a cúpula pintada, as varandas originais e a ornamentação intacta. Tem lugares de leitura onde as pessoas se podem sentar e ler um livro sem pagar. Tem um café, na zona do palco e um espaço de livros infantis na cave.

Uma vez que tínhamos comprado bilhetes para ver o futebol, seguimos em direção ao estádio para sentir o ambiente que se diz que é o melhor!
Fomos de metro até ao estádio Monumental... da estação de metro até ao estádio ainda são quase 2km e ainda demoramos um pouco a encontrar a porta! Mas lá fomos, vimos o jogo e o ambiente é de facto muito interessante!
Mesmo a perder são incansáveis os adeptos, não param de cantar e de puxar pela equipa.
O River Plate acabou de perder com os Newell's Old Boys por 1-3.

Seguimos novamente de metro para o centro. O metro funciona super bem e achei muito seguro.
Fomos jantar ao conhecido Café Tortoni e comemos bem! Não foi o melhor bife de chorizo mas estava bom :)
Aqui também havia espectáculos de Tango, mas já tínhamos comprado por isso não fomos ver.

Podem continuar a ler o resto da viagem aqui.