domingo, 11 de novembro de 2018

Ushuaia - Canal Beagle

Fomos para o aeroporto de Buenos Aires cedo (aeroporto Jorge Newberry). É um aeroporto bem mais pequeno e a viagem do centro até lá é bem mais rápida.
O nosso voo era às 9h15. Os voos na Argentina Airlines funcionam muito bem, até partem antes da hora (aconteceu em quase todos!).
O voo teve bastante turbulência na parte final, ao passar as montanhas todas nevadas!
Chegamos às 12h50 e a aterragem em Ushuaia tem uma paisagem muito bonita :)

Fomos de táxi até ao hotel e depois fomos almoçar rápido para ainda conseguirmos fazer o Canal Beagle com paragem na Pinguinera.
Tinha lido bastante antes de ir e havia os passeios normais no canal Beagle, que chegavam ao farol e voltavam para trás. Havia duas companhias que chegavam até à Pinguinera (ilha dos pinguins) mas não desembarcavam e havia ainda uma companhia que desembarcava na Pinguinera (mas esse passeio tem que ser marcado com bastante antecedência e dura um dia inteiro).

Fomos então até ao cais e fomos à companhia que tinha passeios até à Pinguinera - Rumbo Sur (site).
O passeio era às 15h e durou cerca de 6 horas.
Compramos os bilhetes lá e ainda bem porque pedi por um desconto e fizeram-nos, ficou a menos 150 pesos/pessoa (cerca de 10 USD). O passeio é caro, ficou a 1360pesos/pessoa + 20pesos de entrada no porto.

Começamos a navegar deixando Ushuaia para trás, com uma paisagem linda com a cidade da Tierra del Fuego junto ao mar e as montanhas nevadas atrás.
No meio do Canal Beagle passamos por várias ilhas com imensos pássaros que se assemelham a pinguins.
Fomos navegando com terras Argentinas de um lado e Chilenas de outro...

Seguimos para o arquipélago Les Eclaireurs, onde está situada a Isla de los Lobos com leões marinhos e ainda uma ilha onde foi construído um farol que tem o mesmo nome do arquipélago. Os passeios mais curtos ficam aqui, mas o nosso continuou!

Passamos ao lado de mais uma ilha cheia de pássaros que se assemelham a pinguins!

Seguimos então a navegação (que foi chata porque durou cerca de 1h30 até à Pinguinera) e passamos ao lado de Puerto Williams, no Chile - a cidade habitada mais meridional do mundo.

Assim que chegamos à Isla Martillo - Pinguinera vemos imensos pinguins.
O barco pára mesmo na praia e conseguimos ver os pinguins bem de perto. O barco pára mais de 30min, dá tempo para todos verem e fotografarem!
Tivemos imensa sorte porque vimos as 3 espécies de pinguins que habitam na ilha.

Os pinguins de magalhães são os mais comuns. Há imensos por ali! Até lhe perdemos a conta! e medem cerca de 70cm e pesam cerca de 5kg. O pescoço, as asas e a cabeça são negras e têm uma faixa branca que passa por cima das sobrancelhas, contorna as orelhas e une ao pescoço. Os olhos, as patas e o bico são negros.

O pinguim rei, mais raro e maior, cerca de 90cm e pesa mais de 10kg. É a segunda maior espécie de pinguins. A cabeça, a face superior das asas e a cauda são pretas, o dorso é acinzentado e tem uma mancha laranja em cada lado da zona das orelhas, continuando com uma faixa até à zona superior do peito, onde a coloração se torna mais clara. Os pés são pretos e o bico é preto e tem uma zona laranja.
Este é muito bonito e esteve a dormir o tempo quase todo. Levantou a cabeça e consegui apanhá-lo!

O pinguim papua ou gentoo que mede cerca de 75cm e pesa cerca de 6kg. Para mim o mais engraçado, a forma de andar, o andar super rápido e meio desengonçado e as cores tornam-no bem giro.
Tem uma mancha branca na cabeça e o bico de um laranja bem vivo, bem como as patas. A parte interior das asas também é um laranja mais pálido.

A viagem de regresso torna-se mais cansativa porque demora imenso tempo e fica bem frio... não se aguenta do lado de fora do barco, mas a chegada a Ushuaia ao anoitecer é também muito bonita.

Chegámos e tiramos a fotografia na mítica placa de Ushuaia e fomos jantar ao restaurante Tia Elvira (tripadvisor). O peixe estava bom!

Podem continuar a ler o resto da viagem aqui.