segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Ushuaia

Acordamos em Ushuaia e fomos visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego.
Contratamos no hotel um "táxi" para fazermos o Parque Nacional Tierra del Fuego e para nos ir levar e buscar à Lagoa Esmeralda.
Ficou por 2600 pesos.

O parque está localizado a 11km de Ushuaia e tem 63mil hectares. Situa-se no extremo austral da cordilheira dos Andes e vai desde o Canal Beagle até ao Lago Fagnano.
Tem vistas incríveis para os amantes da Natureza, com lagos, florestas, montanhas.
Há uma estação com um comboio do Fin del Mundo, o comboio é uma réplica do que levava os presos de Ushuaia até ao Monte Susana onde trabalhavam. Durante a viagem é contada a história. Nós optamos por não fazer, durava 1h e achamos que não se justificava. Fomos apenas à estação.

Começamos pela Bahia Ensenada - Ensenada Zaratiegui, localizada na costa do canal Beagle onde há pequenos barcos para ir até à Isla Redonda e tem também o Correio do Fim do Mundo, onde supostamente se carimba o passaporte mas... estava fechado! (Carimbamos o passaporte nas informações de Ushuaia).
Daqui partem vários percursos de caminhadas de cerca de 2h30-3h.

De seguida paramos no Mirador da Isla Redonda, um ponto panorâmico com vistas da Bahia Ensenada e da Isla Redonda como o nome indica.

Fomos ainda ao Lago Roca - Acigami onde vimos parte da cordilheira do Chile e apreciamos a beleza da natureza.

Fizemos uma caminhada onde vimos os diques dos castores e chegamos até à Bahia Lapataia com o marco do fim da estrada mais ao sul do planeta - a Ruta 3. Fizemos uma pequena caminhada (até Puerto Arias) porque a lama impediu de fazer uma maior .

Preço do parque 350pesos/pessoa

Seguimos para a Laguna Esmeralda, a verdadeira aventura!
Não é dos passeios mais procurados. Mas é linda a lagoa, tem uma coloração verde esmeralda, daí o nome. A cor deve-se aos minerais das rochas de onde a água do degelo do Glaciar Ojo del Albino corre. Este glaciar situa-se no cimo das montanhas ao fundo do vale.
O passeio varia no Verão e no Inverno. No Verão a lagoa tem a tal coloração verde esmeralda e no Inverno está congelada e pode caminhar-se sobre a lagoa.

O início da caminhada começa a 17km do centro de Ushuaia. Há duas entradas, uma começa numa zona de estacionamento e não é cobrada qualquer entrada, que foi onde o taxista nos deixou porque na outra entrada, segundo ele, pode ser cobrada uma entrada.
O taxista disse que nos apanhava passadas 4h-4h30 e nós dissemos que poderia ser menos, que éramos rápidos e que para 9,6km 3h30 seriam mais do que suficientes!
Ele achou estranho e assim que começamos percebemos o porquê!!
A caminhada está bem marcada! Uma pessoa não se perde a fazê-la... e aparentemente não é difícil, não há grandes inclinações...
O problema está no piso!
Tinha chovido bastante nos dias antes de chegarmos a Ushuaia, o que fez com que tudo estivesse em lama!!
O início é por um bosque, que já estava com alguma lama... nessa altura ainda tentávamos descobrir as melhores zonas para colocar o pé... mas não fazíamos ideia do que íamos ter pela frente!

O terreno a seguir é lama, lama e mais lama com vegetação esponjosa cheia de água (turfa)... colocamos o pé e ele vai abaixo... houve alturas em que fiquei com meia perna debaixo de lama.
Nessa altura percebi o porquê da oferta das galochas a quem comprasse a caminhada com guia nas agências!
Tínhamos sapatilhas de trekking à prova de água mas com os pés completamente debaixo de lama não adiantava muito.
A caminhada tornou-se super lenta, sempre com atenção onde colocávamos os pés para que não se afundassem no meio da lama.
As paisagens pelas quais vamos passando são lindíssimas, conseguimos ver as "barragens" construídas pelos castores, rios e montanhas.
E no fim, após uma subida chegamos à incrível lagoa com as montanhas cheias de neve ao fundo.
Estava muito vento e estávamos com os minutos contados por termos o taxista à espera... por isso acabamos por ficar ali pouco tempo a apreciar a lagoa! Mas depois da caminhada tão dura foi uma verdadeira conquista!
Podíamos ter esperado pelo sol para a tonalidade ainda ser mais clara... mas valeu todo o esforço!

Podem continuar a ler o resto da viagem aqui.