sábado, 17 de novembro de 2018

Bariloche - Ruta de los 7 lagos

Chegámos a Bariloche às 16h.
Alugámos um carro e seguimos para o centro da cidade.
Depois de deixarmos as coisas no hotel que era em frente ao lago e a poucos metros do centro cívico, fomos dar uma volta pelo centro, pela Calle Mitre e fomos até à Catedral.
A cidade em si não parece ser muito segura, no entanto há imensa polícia na rua
A Calle Mitre está cheia de chocolatarias, gelatarias e lojas de souvenirs! (É considerada a Suiça do continente Americano)
Depois de experimentar várias chocolaterias, a nossa preferida foi a Mamouska! Tanto os chocolates como os gelados são fantásticos!






No dia seguinte, depois de um pequeno almoço, partimos cedo para fazer a Ruta de los Siete Lagos.
Foi dos passeios mais extraordinários! Talvez pelo facto de não estarmos à espera de tanta beleza... todo o caminho, os lagos e a envolvência são fantásticos.
O clima aqui é mais quente que no sul da Patagónia e já nos permitiu deixar o casaco de neve no hotel!
A Ruta de los Siete Lagos é o caminho que liga Villa la Angostura a San Martin de los Andes pela Ruta 40 em cerca de 110km. Na verdade este caminho não passa por 7 lagos mas sim por 11!

Saímos então de Bariloche até a Villa la Angostura para começar o nosso trajecto! No percurso passamos logo no Lago Nahuel Huapi que não faz parte oficial da Ruta de los Siete lagos mas é um dos lagos mais importantes da Patagónia! É impressionante... É um lago de origem glaciar, enorme que chega a ter uma profundidade de mais de 450m, tem mais de 550km2, muitas ilhas e a água é de um tom azul intenso. 



No caminho até Vila La Angostura (cerca de 80km de Bariloche) fomos sempre acompanhando o lago Nahuel Huapi. Vila La Angostura é uma vila muito bonita, de estilo alpino devido à grande comunidade de alemães que lá se instalou. Muitos consideram-na como uma versão rica de Bariloche.



Cruzámos o rio Correntoso e parámos. A cor chama-nos a atenção! As flores amarelas e as cores azuis turquesa formam uma paisagem única.
Este Rio é considerado o menor rio do mundo por ter apenas 200m de comprimento, sendo a sua função ligar o Lago Correntoso ao Lago Nahuel Huapi.


Poucos km à frente parámos no Lago Espejo (imagem acima) que pode ser observado de vários miradores, ou mesmo da praia. Neste lago vivem várias colónias de patos.


Logo a seguir, chegamos a mais um cenário lindo com o Lago Correntoso (imagem acima), que está envolvido por montanhas. Estas são as águas mais quentes dos lagos deste caminho. Os habitantes de Villa La Angostura costumam lá tomar banho no Verão!

Um pouco à frente passámos ainda pelo Lago Escondido, que tem uma coloração verde muito bonita, mas está de facto escondido pela vegetação, sendo necessário ir com atenção para o detectar.



A seguir parámos no Lago Villarino (imagens acima), onde estavam vários pescadores uma vez que aqui abundam as trutas. Está envolvido por uma densa floresta que lhe dá uma beleza especial.


Um pouco à frente deparamo-nos com o Lago Falkner (imagem acima) que tem uma faixa larga de areia junto à estrada. 
O nome do lago é uma homenagem que Perito Moreno fez ao Padre Tomás Falkner após a publicação de "Descrição da Patagónia".


Passámos também por uma cascata - Cascada Vilañanco (imagem acima) com uma queda de água de 35m divididas por uma rocha enorme. No entanto a densa vegetação que a circunda impossibilita a sua visão completa.



A seguir dirigimo-nos ao Lago Hermoso (imagens acima), fica um pouco fora da rota, mas valeu o desvio! Este lago tem uma zona de campismo que era muito frequentada.


Seguimos para o Lago Machónico (imagem acima), em que a água apresenta um tom azul escuro. É um lago onde se praticam vários desportos aquáticos e numa das extremidade tem uma praia.
Aqui saímos do Paque Nacional Nahuel Huapi e entramos no Parque Nacional Lanín.



Por fim chegamos ao Lago Lácar (imagem acima), uma das maiores atrações de San Martín de los Andes. Almoçamos pela cidade e demos uma pequena volta. É uma cidade pequena, bonita e muito arranjada.
Durante todo o trajecto não há restaurantes... Nós tínhamos pensado em almoçar a meio e deixamos o almoço para mais tarde!!

No caminho de regresso fomos ao Lago Traful (imagens abaixo), que fica ligeiramente afastado da rota. Segue-se em ziguezagues por estrada de terra, sempre ladeados de rebanhos de ovelhas e vacas. Chegamos ao lago à tarde (depois das 16h) e este já estava muito sombrio, o que o torna menos impressionante! Por isso, se quiserem apreciar esta paisagem talvez seja melhor inclui-lo no trajecto de ida. (Fica entre o Lago Espejo Grande e o Lago Escondido).



Quando regressámos a Vila La Angostura fomos visitar o porto - Puerto Angostura (imagem abaixo) - que fica a cerca de 3km da cidade. O porto é muito bonito com imensas flores, muito bem arranjado, o que torna a vista para o lago fantástica.
Daí partem passeios de barco para o Parque Nacional dos Arrayanes e Isla Victoria, que não fizemos!


No caminho tivemos ainda a oportunidade de ver um pôr do sol fantástico sobre o lago Nahuel Huapi.



Chegamos a Bariloche e fomos jantar - Jauja Restaurante y Parrilla (tripadvisor) - o peixe estava bom, mas a carne não era nada de especial! Ainda houve espaço para comer um gelado na Mamouska - a nossa marca preferida!


Podem continuar a ler o resto da viagem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário