terça-feira, 28 de maio de 2019

Nova Iorque (Dia 2)

Foi um dia longo.
Começamos no Bryant Park, que no Inverno tem uma pista de gelo no local - Winter Village (Novembro a Janeiro) - que no Verão é um jardim. Além disso tem vários mercados artesanais.
Às 8h30 já tinha imensa gente a patinar embora a maioria dos mercados estivesse fechado!
Tem a biblioteca pública de NY ao fundo, embora a sua entrada seja pela 6ª Av. e não pelo parque.
Está entre a 5ª - 6ª Av. e entre as ruas 40 - 42, o que o torna num parque privilegiado da cidade, bem no centro.

De lá seguimos para o Chrysler Building.
É mais um arranha-céus, o 3º mais alto de NY, com 319m.
Quando foi construído foi mesmo o prédio mais alto da cidade embora este feito tenha durado pouco porque um ano mais tarde foi superado pelo Empire State Building.
É um dos prédios mais bonitos com uma coroa de aço que brilha.
Só se pode ir até ao hall de entrada; no prédio funcionam escritórios e embaixadas.
Localização: 405 Lexington Av com 42nd St.

Apesar de estarmos tão perto da Central Station não entramos e seguimos pela 5ª Av. até à 34 St, sempre com a vista sobre o Empire State Building.
Como da outra vez tinha subido desta vez não o fiz, até porque acho que não é a melhor vista da cidade. Sendo o edifício mais alto e uma das imagens de marca da cidade ao estarmos lá em cima tudo se torna mais pequeno e ficamos sem ver o famoso Empire.
Passeamos pela 34 St., que tem imensas lojas e onde voltamos para mais umas comprinhas nos últimos dias. Passamos pelo Macy's e fomos até uma loja de electrónica óptima (BH).

Voltámos à 5ª AV. e descemos até Madison Square Park, dando de caras no que para mim é o edifício mais bonito da cidade - Flatiron Building.
O nome deve-se à sua forma (triangular) ser semelhante a um ferro de passar a roupa.
Tem 87m de altura e 22 andares. Quando foi inaugurado (1902) foi um dos prédios mais altos do mundo. É um marco de engenharia e arquitectura da cidade. A sua fachada é de calcário e foi criada para parecer uma coluna clássica.
Tem várias lojas e restaurantes à volta (como o famoso Eataly com comida Italiana) e o Madison Square Park onde dá para sentar e descansar dando de caras para o Flatiron Building.
Devido ao frio que estava e às árvores despidas não nos sentamos ali, apenas fizemos uma caminhada. No Verão o parque é óptimo, não só para apanhar um pouco de sombra como para almoçar numa esplanada.
Localização: 5ª Av. com a Broadway e 23rd St.

Caminhámos até Washington Square Park pela 5ª Av.. A maioria dos edifícios à volta do parque pertence à Universidade.
Este é um dos poucos parques mais tradicionais de NY e fica em Greenwich Village.
Tem uma fonte no centro que no Inverno não estava a funcionar.
Outro dos locais mais conhecidos do parque é o Arco de Washington, feito em homenagem ao ex-presidente norte-americano.
É uma zona que gosto muito, calma, com várias actividades no jardim, como jogos de xadrez, parque de crianças e além de ter muitos turistas também tem imensos locais.
Agora à frente do arco tinha uma grande árvore de Natal.
No Verão lembro-me de termos passado lá algum tempo a aproveitar a sombra e almoçar no jardim, apreciando os esquilos a saltar!

Continuamos a passear pela zona do Soho.
É uma zona que gosto particularmente pela arquitectura tão bonita dos prédios (dos mais antigos), as ruas de paralelepípedos com lojas (caras!) e pequenos cafés.
Agora é um bairro da moda onde vivem vários artistas e famosos!
Além disso há imensos filmes que são aqui filmados.

Parámos para almoçar na Mulbery St., uma rua bem engraçada! Almoçamos nos famosos hambúrgueres do Ruby's que eram de facto maravilhosos. A carne era super saborosa :)
(tripadvisor)

Mais uma caminhada, desta vez até ao High Line.
Tinha estado em NY no Verão de 2009 e ainda não existia.  Não é mais do que um parque linear construído nessa altura, numa via férrea, com 8m de altura e cerca de 2,5km, atravessando 3 bairros diferentes (Meatpacking, West Chelsea e Hell's Kitchen).
É interessante passar por lá por conseguirmos ter uma vista um pouco superior dos vários bairros, apesar das árvores do jardim estarem despidas.
No Verão acredito que esta caminhada se torne ainda mais agradável por os jardins e as árvores estarem verdes, havendo um contraste entre os arranha-céus e o verde da Natureza.
Saímos na zona de Chelsea e passeamos pelos bairros um pouco.
Está bastante diferente de quando fui da outra vez, está com um ambiente bom e restaurantes super giros!
Informações do High Line: Aberto das 7-23h; entrada gratuita.

Fomos até ao hotel a pé, passando por Madison Square Garden, onde ia haver um jogo de hóquei.
Deixámos as máquinas fotográficas no hotel e apanhámos um metro até Brooklyn para ir ver um jogo de NBA.

Fomos então até ao Barclays Center para assistir ao jogo de basket dos Brooklyn Nets com os New Orleans Pelicans.
Para os americanos o basket é um dos desportos mais importantes e tornam o jogo um verdadeiro show.
Atenção que há filas grandes para entrar no estádio. Lá dentro há várias opções de comida.
Toda a estrutura do estádio é enorme mas muito bem organizada. Subimos em várias escadas rolantes até ao nosso sector que era mais em cima. Apesar de ser muito em cima vê-se muito bem.
O jogo em si é muito interessante e nos "time-out" pedidos pelas equipas há sempre uma enorme festa, com ginástica, dança, animação das cheerleaders e jogos interactivos com o público!

Podem ler a continuação da viagem aqui.