terça-feira, 4 de junho de 2019

Nova Iorque (Dia 3)

Começámos o 3º dia em Brooklyn.
Fomos de metro até lá e seguimos para a zona dos jardins à volta da ponte - Brooklyn Bridge Park. Passeámos por lá e pela zona do DUMBO (Down Under Manhattan Bridge Overpass) - uma zona com uma vista espectacular de Manhattan.
Da outra vez que tinha ido achei até que era uma zona mais perigosa. Era uma zona de fábricas, mais barata e que não tinha muito bom aspecto. Hoje em dia está cheio de galerias de arte e cafés giros! Parámos num para aquecer, que estava muito frio!!

Depois de aquecermos fomos atravessar a Brooklyn Bridge.
É uma das pontes mais antigas do EUA, um símbolo da cidade, e liga Manhattan a Brooklyn.
Hoje em dia passam na ponte cerca de 120000 veículos/dia nas 6 faixas no tabuleiro inferior da ponte e 4000 peões e 3000 ciclistas no tabuleiro superior da ponte.
Atravessar a ponte é obrigatório e, na minha opinião, é melhor atravessar de Brooklyn para Manhattan para poder desfrutar da vista maravilhosa sobre os arranha-céus!
Apesar de ter pouco mais de 1,8km o passeio demora algum tempo! Há sempre mais e mais fotografias para tirar!

Já em Manhattan, seguimos para Downtown.
Observámos o City Hall e descemos em direção à Trinity Church.
É uma igreja anglicana histórica, construída no início do século XVII e terminada no século seguinte.
Foi destruída pelo grande incêndio que devastou cerca de 20% da cidade em 1776. Foi reconstruída, sendo a torre da igreja considerada na altura a construção mais alta da cidade.
Tem um cemitério no terreno da igreja que é dos poucos cemitérios no centro de NY, sendo este rodeado por arranha-céus. Lá estão sepultadas pessoas importantes da cidade (políticos, empresários e militares).
Esta igreja foi também o refúgio de muitas pessoas que passavam nos ataques do 11 de Setembro.
Localização: Cruzamento da Wall St com a Broadway

Seguimos para Wall St, o coração financeiro da cidade e um dos maiores e mais importantes centros financeiros do mundo.
Aqui situam-se os principais prédios comerciais e empresas financeiras e a bolsa de valores (NY Stock Exchange) que movimenta acções de todo o mundo.
A bolsa não é aberta ao público e na altura do Natal tem uma grande árvore de Natal iluminada.
Pouco à frente está o Federal Hall, um prédio histórico onde George Washington tomou posse como primeiro presidente americano. (É gratuito e está aberto das 9-17h)

Depois fomos ver o Charging Bull, o famoso touro que representa a força e o poder financeiro de Wall St.
O touro é uma escultura de bronze que pesa mais de 3 toneladas. Está cheio de turistas que formam uma fila enorme para tirar fotografias com ele.
Dizem que tocar nele dá sorte e traz dinheiro!!

Apanhámos depois o metro para irmos a tempo de subir o Rockfeller Center na "Golden Hour", isto é, ver o pôr do sol.
Chegámos às 15h e o pôr do sol era às 16h30. Quando fomos comprar o bilhete a próxima hora que estava disponível era às 18h! Aconselho a comprarem antecipadamente os bilhetes na internet.
Eu já tinha subido de noite há 9 anos atrás e achei a vista maravilhosa. As luzes da cidade que nunca dorme são sempre muito bonitas de ver, mas gostava muito de ver de dia e o pôr do sol.
A funcionária aconselhou-nos então a fazer a visita guiada que faria com que subíssemos na hora do pôr do sol.
Compramos então o bilhete da visita guiada mas quando subimos o sol já se tinha posto!
A visita durou mais de 1h15 e andamos por fora do complexo do Rockfeller Center, que no Inverno e com o frio que estava não foi muito agradável... estar de pé, ao frio a ouvir o guia a falar.
Este complexo tem 19 edifícios e é impressionante, não só pelo tamanho mas também pela arquitectura.

A Rockfeller Plaza possui as bandeiras em redor, representando as Nações Unidas e tem também uma estátua dourada no centro - Prometeus. Enquanto no Verão tem um bar com uma esplanada no Inverno tem uma pista de gelo (Novembro-Abril) e a famosa árvore de Natal (iluminada no final de Novembro, abrindo a época natalícia na cidade).

As lojas decoradas na 5ª Av. - as lojas investem fortunas nas decorações das fachadas. À frente da Rockfeller Plaza e ao lado da Catedral St. Patricks estava uma decoração que atraía milhares de pessoas.
De tempo a tempo havia música e as iluminações "dançavam" na fachada do edifício.

Os estúdios da NBC também fazem parte deste complexo, bem como a Radio City Hall, famoso local de shows da cidade com capacidade para cerca de 6000 pessoas e onde acontece o famoso musicar "Christmas Spectacular".

A estátua de Atlas, situada à frente da Catedral e em baixo do prédio GE Building representa a figura de Atlas na mitologia grega, que foi condenado a carregar o mundo aos seus ombros como punição.

A famosa Magnolia Bakery, famosa pelos cupcakes também faz parte deste complexo! Tem filas grandes, principalmente pelos fãs da série "Sex and the City.

Por fim, o Top of the Rock, o deck de observação de 360º sobre a cidade, um dos lugares mais incríveis da cidade.
Tem três pisos (67-69 andar) e está localizado no GE Building. O último andar dos decks de observação acaba por ser o mais interessante por não ter vidros!
Como era de noite quando chegámos já não conseguimos ver o Central Park porque ele não está iluminado mas a vista para o outro lado, com o Empire State Building é fabulosa e vale cada cêntimo!
Deve-se comprar o bilhete on-line, evitando filas e escolhendo a hora da visita, não correndo risco de não haver bilhete para a hora pretendida.
É melhor subir num dia em que o céu esteja limpo para que a vista não fique afectada pela neblina.
De manhã e de noite há menos movimento. Entre as 15-18h em Janeiro é muito confuso, os tons do céu estão a mudar e torna-se difícil arranjar um espaço para tirar fotografia e observar.
Caso queira ver o Central Park vá de dia!
Preços: 36$ (+10$ para ver o pôr do sol); 25$ a visita guiada; 54$ subir 2 vezes no mesmo dia, isto é, de manhã e de noite.

Seguimos de metro até ao restaurante "The Butcher's Daughter" em Chelsea.
O ambiente e o espaço eram bem giros e descontraídos!
É um restaurante vegetariano.
Estava bom e se estiver na zona é uma boa opção, mas ir de propósito não justifica!
(tripadvisor)

Podem ler a continuação da viagem aqui.