sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Moscovo em 3 dias - Itinerário, Transportes, Clima e Custos

O ano passado tinha celebrado o meu aniversário em Nova Iorque e gostei de o passar a viajar como tanto gosto.
Sendo assim este ano decidi fazer o mesmo e a escolha do destino foi mesmo à última hora... Moscovo. Tinha tudo para ser fantástico até porque o Natal ortodoxo é a 7 de Janeiro e imaginámos que as iluminações de Natal estivessem espectaculares.

Mas assim que comprei o voo começou o pesadelo com que não tinha contado... os VISTOS!

A viagem em si foi fantástica! A cidade fica linda nesta altura do ano com as decorações de Natal. São das mais bonitas que já vi...
Surpreendi-me pela positiva pela limpeza de tudo: não se vê lixo pelo chão das ruas, nem do metro, apesar do grande movimento e haver sempre vários funcionários a limpar; não há paredes pintadas nem grafitadas nem qualquer sinal de vandalismo pelo metro! A segurança é incrível, nunca em nenhuma outra capital ando com a mochila às costas no metro... senti-me sempre muito segura.
Além disso, sempre que uma pessoa mais velha entra no metro os mais novos levantam-se de imediato para ceder o lugar. Impressionante!
Como nem tudo é um mar de rosas... as pessoas são, em regra geral, super antipáticas, não esboçam qualquer sorriso nem falam inglês.

Esta altura natalícia claro que é mágica, no entanto, condiciona muito a vida do turista . A Praça Vermelha tinha 3 anéis de segurança e só era possível entrar no 2º anel depois das 11h, o que condicionava as visitas!

Clima
Apanhámos o Inverno mais quente dos últimos anos mas mesmo assim tivemos direito a neve e a temperaturas que rondavam os -1º e os -6º, apesar de parecer muito mais frio.

Vistos
Aqui está a grande aventura.
Há dois tipos de visto de turista - o urgente (demora 3 dias úteis) e o normal (ate 10 dias úteis).
Relativamente a preços, o visto urgente custa 70eur e o normal custa 35eur. A este valor acresce 30eur da taxa de serviço do centro de vistos.
Para evitar estes 30eur extra pode tirar-se o visto na embaixada em vez de no Centro de Vistos, mas é necessário agendar uma entrevista.

E o que é necessário para o Visto?
1 - Vista Invitation
Eu fiz na net (https://ivisaonline.com), uma vez que o que o hotel sugeriu ficava mais caro (ficava a cerca de 25eur) enquanto que este custou cerca de 17eur/pessoa.
2 - Apólice de seguro de Assistência em Viagem
Tem que ser em determinadas companhias. Eu fiz numa das que eles recomendam e o seguro para os 4 dias ficou a menos de 5eur/pessoa (https://russia.cherehapa.ru/)
3 - Foto tipo passe 3,5x4,5cm
4 - Passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a entrada na Rússia
5 - 2 folhas em branco consecutivas no passaporte
6 - Formulário do visto preenchido (https://visa.kdmid.ru/)

Depois pode ir outra pessoa tratar das "papeladas" desde que seja passada uma declaração.

Transportes:
- O metro funciona muito bem e é barato. Usámos sempre um cartão - TROIKA (no hotel deram-nos um para carregar, mas este pode ser comprado nas estações de metro) - e a viagem com ele fica a 38 Rublos em vez dos 50 dos bilhetes isolados. Um cartão pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo e pode carregar-se em função das necessidades.
Além disso as estações de metro são verdadeiras obras de arte e vale a pena visitá-las.
- Uber - em Moscovo chama-se Yandex.Taxi. Aqui tivemos duas experiências distintas. Do hotel para o aeroporto correu muito bem e pagámos cerca de 1000 Rubles.
A saída do aeroporto de Sheremetyevo para o hotel é que foi bastante complicada, chamei por 2x e diziam que estavam numa coluna num determinado terminal mas nunca os conseguimos encontrar. Um deles chegou mesmo a cobrar parte do valor apesar de nunca aparecer no sítio.
- Táxi
Sendo assim, visto que o Uber falhou, do aeroporto para o hotel começámos por perguntar a um taxista que disse que o preço era por taxímetro e 400Rublos/km, o que nos pareceu excessivo tendo em conta o valor que o Uber indicava.
O segundo taxista que nos abordou, mostrou-nos uma tabela, indicando o valor de 3800 Rublos para o centro da cidade. Tendo em conta que o Uber pedia 1300 e estávamos já há cerca de 1h à espera, com temperaturas negativas, acabei por lhe propor 2400 Rublos e ele aceitou.

Itinerário:
Dia 1:
- Teatro Bolshoi
- Praça Vermelha
- Catedral de S. Basílio
- Catedral de Kazan de Moscovo
- Rua Nikolskaya
- GUM
- Mercados de Natal
- Jardins de Alexandre - muros do Kremlyn, túmulo do soldado desconhecido, render da guarda
- Estação de metro: Komsomolskaya

Dia 2:
- Estações de metro (linha circular - L5)
       * Park Kultury
- Kremlyn
- Ponte Bolshoy
- Catedral de Cristo Salvador
- Estação de metro: Arbatskaya (L4)
- Rua Arbat (pedonal)
- Estações de metro:
       * Mayakovskaya (L2)
       * Taganskaya (L5)
       * Paveletskaya (L5)
       * Dobryniskaya (L5)
       * Oktyabrskaya (L5)
- Praça Lubyanskaya

Dia 3:
- Izmaylovo
- Parque Gorki
- Parque Zaryadye - ponte suspensa

Custos
A viagem para 4 dias/3 noites ficou a cerca de 800eur/pessoa.