terça-feira, 19 de março de 2019

Islândia (Dia 6)


Tinha comprado a entrada para a lagoa azul na net, antes da partida, para o horário das 14h.
Assim tínhamos a parte da manhã para explorar toda a costa sudoeste - a península de Reykjanes.
Começamos por ver Selfoss - considerada a capital do sul da Islândia, uma cidade que tem vindo a crescer nos últimos anos e que é atravessada pelo rio de maior caudal do país - Olfusá. A cidade é pequena, com pouco para ver, o mais interessante é a vista da cidade, na ponte à saída.

Seguimos para Krysuvik - uma área geotérmica no meio da fissura média-atlântica.
Esta área possui várias zonas termais - Seltun, Hverahvammur e Hverahlid.
São impressionantes estas fontes termais com piscinas de lama borbulhantes e vapores quentes que saem para o céu.
Nesta zona há também inúmeros lagos ao lado dos depósitos de lama sulfurosa e a cor aqui é diferente, predominam os amarelos-acastanhados e sente-se bem o cheiro a enxofre.




Passeámos junto ao mar, pela costa a apreciar a paisagem e algumas piscinas naturais criadas pelas rochas, igrejas pequeninas de madeira, muito bonitas até chegarmos à ponte que separa a placa Eurasiática e a Norte-americana - Bruín Milli Heimsolfa.
Foi construída uma ponte entre as placas, em cima de Sandvik. Aqui as pessoas podem experimentar andar entre as duas placas continentais.
Não vale a pena ir lá de propósito, mas nós tínhamos tempo antes de ir para a Lagoa Azul.




Seguimos até à tão esperada visita à Blue Lagoon.
Para mim foi a grande desilusão da viagem!
É uma das principais atrações turísticas e a cor da água é linda e única, bem como a paisagem do campo de lava em redor!
Mas para além do campo de lava em redor toda a envolvência tem a estrutura de suporte, filas de entrada, empregados muito pouco simpáticos principalmente nos balneários, robes, chinelos e toalhas pagos como extra... Toda a estrutura está montada para o turista, com uma loja com passagem obrigatória à entrada e à saída, bar no meio da lagoa... Enfim, tudo destoa com a beleza natural do país.
A ideia de termos ido às 14h era para passarmos a tarde a relaxar na lagoa antes de apanharmos o voo à noite. Mas não foi uma experiência que valesse mais do que 1h.
A água é quentinha e é interessante para passar lá um bocado, mas não uma tarde, pelo que se torna uma piscina cara (cerca de 60euros/pessoa).
Eles avisam para colocar amaciador no cabelo antes de entrar! O meu conselho é de não colocar o cabelo na água!!! Eu pus amaciador antes, lavei o cabelo no fim por 3 vezes com amaciador e fiquei com ele tipo rastas, impossível de pentear...
A lagoa está aberta todos os dias de manhã à noite. Os horários mudam consoante a estação. Os preços variam consoante as horas.
É importante reservar online, principalmente na época alta, para não correr o risco de estar cheio!





Tendo em conta que ainda tínhamos algum tempo resolvemos cometer a loucura de ir ainda até Hraunfosser.
Estas quedas de água em Borgarfjordur são fantásticas e fora do normal.
A água parece que surge das paredes da lava mas, na verdade, é uma fonte fria e clara que surge no solo e corre para o rio Hvita.
Esta série de quedas de água é formada por vários riachos que percorrem cerca de 90m do Hallmundarhraun - um campo de lava.
Estas cascatas têm uma cor linda, azul-turquesa.
Há um miradouro com uma vista fantástica sobre as quedas. Ao lado há outra queda mais pequena mas igualmente muito bonita, conhecida como a queda das crianças (Barnafoss) e ainda uma ponte que atravessa o rio Hvita onde vemos a sua força e a coloração azul clara.








De lá seguimos para o aeroporto.
Um espectáculo que também tivemos a oportunidade de ver por várias vezes foram os grandes grupos de cavalos islandeses a correr pelos campos, perto da estrada.

Fica a vontade de um dia regressar à Islândia e explorar o Norte e apreciar as auroras boreais! ;)

11 comentários:

  1. Assisto tantos filmes e maioria deles os favoritos são gravados na Islandia que tenho muita vontade de conhecer. Deve ser lindo.

    Suas fotos estão maravilhosas..

    Beijos Pâm Sensato
    Pâmela Sensato

    ResponderEliminar
  2. Oi!

    Nossa Joana, as fotos são incríveis! A natureza caprichou neste lugar!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  3. Oi, Joana!

    Que fotos lindas! Um belo passeio...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  4. Magníficas imagens. Foi com certeza um belo passeio. Beijinho Joana.

    ResponderEliminar

  5. Excelente crónica!
    Provavelmente irei contactá-la mais tarde, pois está nos meus planos visitar a Islândia em agosto do próximo ano.

    ResponderEliminar