sexta-feira, 16 de novembro de 2018

El Calafate - Perito Moreno



Durante os preparativos da viagem, logo que nos apercebemos da possibilidade de caminhar em cima do glaciar,  não pensamos duas vezes e resolvemos que tínhamos de experimentar!
Há duas opções - o mini-trekking que se destina a todas as pessoas dos 10 aos 65 anos, onde se caminha durante 1h30 sobre o glaciar, e o Big Ice para pessoas dos 18 aos 50 anos, dura o dia inteiro com um percurso de 3h30 sobre o glaciar.
O mini-trekking é considerado de exigência física média, mas todos nós achámos muito fácil! De facto, não entendemos porque o Big Ice só é possível de fazer até aos 50 anos...
Só há uma empresa que presta este serviço. chama-se Hyelo y Aventura (site). Na época alta convém reservar on-line porque, pelo que li, pode esgotar. No entanto na cidade, na rua principal, há mesmo uma loja da empresa e há imensas outras lojas que vendem o passeio, mas mais caro!
Assim resolvemos comprar esta actividade on-line e tratámos de tudo com a companhia, via whattsapp e e-mail.
Uma vez que tinhamos carro não necessitámos que nos fossem buscar ao hotel (tinha um custo extra  bem alto - mais 900pesos/pessoa) e fomos ter ao ponto de encontro à hora combinada - Puerto Bajo las Sombras (9h45). 
A viagem de El Calafate até ao Parque Nacional é fácil de fazer,  são cerca de 80km sempre com o lago Argentino ao lado, mas demora cerca de 1h30, é necessário ter isso em conta porque caso não estejamos a horas no cais, o barco não espera! 
Não há qualquer estrutura para comprar comida nesta caminhada. É necessário levar o almoço!



Seguimos então para o barco. 
O passeio de barco é bem interessante quando começa a chegar perto do glaciar Perito Moreno, vemos os pequenos ice-bergs e deparamo-nos com as enormes paredes do Perito Moreno, com as cores vibrantes e com toda a envolvência em si.
É um passeio idêntico ao Safari Nautico, operado pela mesma empresa, só que o barco atraca para as pessoas fazerem a caminhada!

Quando saímos do barco vamos até umas casinhas de madeira, que têm cacifos (abertos) para deixar as mochilas com a comida e tudo o que não seja necessário! 
É importante colocar protector antes de começar a caminhada, levar máquina fotográfica, telemóvel, luvas e não precisamos de mais nada!
Começam por nos colocar uns grampos nos pés para que possamos caminhar em segurança no gelo, sem escorregar e explicam-nos como andar. E depois começa a parte mais interessante de caminhar por cima do glaciar, apreciando a vida no glaciar, os pequenos rios e grutas que o percorrem no interior .




Vamos sempre acompanhados por um guia à frente e outro atrás, vamos parando em vários pontos!
É uma caminhada muito fácil e é um passeio interessante!
Eu sinceramente esperava um pouco mais, mas o resto das pessoas adorou :)










Ainda sobre o gelo oferecem um whiskey antes de continuarmos para as casinhas iniciais e onde comemos a nossa merenda sempre com o visão magnífica do Perito Moreno e do Lago Argentino . Depois o barco vai buscar-nos e seguimos de novo ao lado das paredes do Perito Moreno.







Preço do mini-trekking sem transporte: 2700pesos/ pessoa


Seguimos de carro até às passarelas.
Passámos na entrada do parque onde é preciso pagar bilhete: 500pesos/pessoa.
Estacionámos e depois apanhámos o autocarro gratuito que nos leva ao início das várias caminhadas/passarelas.
Na zona do estacionamento há uma zona de piquenique, um restaurante e casas de banho... mas... fecha tudo super cedo! Quando acabamos a caminhada já estava tudo fechado.

O Glaciar Perito Moreno é das paisagens mais famosas da Patagónia, passando a superfície de gelo da Argentina até ao Chile. Tem uma parede de gelo na sua maioria com 60metros de altura, 5km de largura e mais de 250km2 de superfície.
O glaciar é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Ao contrário dos outros glaciares que estão a derreter devido ao aquecimento global, o Perito Moreno mantém-se estável. Apesar das rupturas (desprendimentos de blocos de gelo do glaciar) serem constantes, o glaciar pode "crescer" até 2metros por dia de acordo com a acumulação de neve na zona mais alta.
A cor do Lago Argentino, formado pela água do degelo do glaciar é leitosa e não cristalina, devido à presença de minerais que são arrastados pelo degelo da cordilheira. Estes minerais ficam em suspensão, formando o chamado leite glaciar.
O glaciar é formado pela compactação e recristalização de camadas sucessivas de neve, havendo por isso neve de várias épocas. As linhas escuras são camadas de sedimentos causados por fragmentos das montanhas que caem sobre a superfície do glaciar e vão sendo cobertos pela massa de gelo.








Há vários km de passarelas com circuitos diferentes. Há o "sendero de bosque" para apreciar a vegetação, mas este não fizemos. Há o "sendero inferior", fizemos cerca de metade, e apesar de ser considerado difícil nós não achámos. O "passeio central" é o passeio mais comum e o que tem uma vista frontal sobre a parede do glaciar. Também fizemos o "sendero de la costa" para voltar para o parque de estacionamento, não tendo que ir de autocarro e continuando a apreciar a grandeza e a beleza do Perito Moreno.









Na zona de ruptura, a altura do glaciar chega a atingir os 70metros! Há blocos que se desprendem constantemente da porção frontal do glaciar. Estivemos sentados num miradouro algum tempo e tivemos a sorte de assistir a várias pequenas rupturas. O barulho das rupturas assemelha-se a um trovão.
Devido ao ar presente nos icebergs, estes flutuam e só cerca de 10% deles é visível à superfície
A maior parte do bloco de gelo encontra-se debaixo de água. Por esta razão, de vez em quando víamos uns icebergs com cor azul, cristalina a virem ao de cima, fazendo também o barulho característico, que se ouve à distância.



Jantámos no restaurante - Pluschow (tripadvisor). Os hambúrgueres estavam muito bons! Depois fomos comer um gelado à rua principal :)

No dia seguinte, só tínhamos voo para Bariloche às 14h pelo que fomos passear no centro da cidade de manhã. O centro é bem pequeno, cheio com comércio de artesanato local, lojas de "souvenirs", restaurantes e agências de viagem.



Podem continuar a ler o resto da viagem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário