terça-feira, 13 de novembro de 2018

El Chaltén


O voo de Ushuaia para El Calafate é rápido, dura pouco mais de 1h. Partimos às 9h e chegámos às 10h20 a El Calafate.
Aí alugamos um carro para ir até El Chaltén - a capital do trekking.
Demorámos algum tempo na agência, só tinham um funcionário.

Com o carro nas mãos seguimos logo em direção a El Chaltén (uma viagem de 200km de quase 3h), com paisagens lindas, primeiro sobre o lago Argentino e depois sobre o lago Viedma. As cores dos lagos são verdadeiramente incríveis, um azul turquesa impressionante... nem parece real!
Vimos também os animais característicos - os Guanacos (lamas/alpacas) pelo caminho, a saltarem as vedações e a passarem a estrada!




Assim que chegámos a El Chaltén fomos ao Centro de Visitantes e um guia explicou-nos todos os trekkings que poderiam ser feitos, e assegurou-nos que o tempo ia estar bom por isso não íamos ter problemas! Felizmente não iria haver os terríveis ventos patagónicos que impedem as pessoas de fazer as caminhadas!
Há 3 trekkings grandes - Laguna de Los Tres, Laguna Torre e Laguna Toro ou Tunel (este demora mais do que um dia e é necessário fazer registo no centro de informações).
Depois há os trekkings mais pequenos, que foi o que fizemos nessa tarde, o Mirador de las Águilas, de los Cóndores e o Chorillo del salto.

A cidade de El Chaltén é muito pequenina e vive das caminhadas! Os hotéis são maioritariamente casas que as pessoas adaptam! É preciso ter atenção à gasolina/gasóleo no carro porque em todo o caminho só encontrámos uma bomba. 
Fomos almoçar ao centro, a um restaurante que ainda estava aberto para almoço - Pangea Restaurante (tripadvisor) e foi rápido e comeu-se bem! Depois fizemos a caminhada até aos miradores Los Cóndores e Las Águilas.

O primeiro - mirador de Los Cóndores - é muitas vezes sobrevoado por condores e tem uma vista panorâmica para o vale do rio Fitz Roy - com a cidade e os impressionantes picos de granito e glaciares ao fundo.
A caminhada dura cerca de 30min, é 1km com 100m de desnível, mas o vento não ajudou muito!




O segundo - mirador de Las Águilas - começa cerca de 10min antes de se chegar ao mirador de Los Cóndores. Tem uma inclinação suave e é uma caminhada bem simples.
Tem uma vista para o grande lago Viedma.



Por último fomos até ao Chorillo del Salto. Parámos o carro no estacionamento e tivemos que fazer cerca de 600m numa caminhada agradável com diferentes plantas.
É uma queda de água pequena, de 20metros que no Inverno fica completamente congelada.
Sabe bem para relaxar! Até porque no dia seguinte cabia-nos a difícil tarefa de fazer a Laguna de Los Tres.


Depois fomos ao supermercado para comprar fruta, pão, fiambre e queijo para fazer sandes para levar para a caminhada do dia seguinte.
É fundamental levar comida porque não há nenhuma estrutura em toda a caminhada com comida disponível. Sendo assim, além das sandes que fizemos levámos fruta e frutos secos e uma garrafa de água para cada que voltamos a encher no riacho.
Jantámos num restaurante vegan - Curcuma Cocina Vegana Natural y Alimentacion Consciente (tripadvisor) e estava tudo óptimo. Uma vez que sou intolerante ao glúten também comprei lá a comida para levar no dia seguinte.
Os hotéis também disponibilizam as "lunch boxes" que contém uma peça de fruta, uma sandes e uma garrafa de água, mediante pagamento.

Podem continuar a ler o resto da viagem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário