quarta-feira, 14 de novembro de 2018

El Chaltén - Laguna de Los Tres (Mt Fitz Roy)


E chegou o dia pelo qual tanto ansiávamos, o dia da grande caminhada! A caminhada mais procurada da Argentina com as vistas mais espectaculares sobre o maciço de Fitz Roy com os seus imponentes picos de granito.


Há duas opções para começar a caminhada. Ou se começa na cidade - no final da Avenida San Martín (11km), onde termina a zona residencial da cidade (tem uma zona para estacionar) ou se começa na Hosteria El Pilar (9km), que fica a 14km de El Chaltén.
Optámos por sair do hotel às 8h e começar da Hosteria El Pilar para fazermos dois trajectos diferentes e vermos duas paisagens diferentes.
Sendo assim contratamos de véspera um táxi (através do hotel) que nos foi buscar ao hotel e nos deixou na Hosteria. Foi um pouco caro, ficou a 600 pesos a viagem para os 4! A caminho deixámos o carro na Avenida San Martín para que quando chegássemos não tivéssemos que ir novamente para o hotel a pé (depois de vários km nos pés!!)
A viagem até à Hosteria demora algum tempo porque a estrada é de terra...

O dia começou encoberto, frio e com uns choviscos! Estávamos um pouco desanimados por irmos caminhar tantas horas com chuva... mas as previsões davam sol por isso continuámos!
A partida da Hosteria El Pilar ainda começa fora do parque nacional. Depois de alguns minutos de caminhada entramos num bosque bonito e depois chegamos à entrada do parque nacional.



Vamos caminhando com vistas extraordinárias sobre o Fitz Roy, às vezes coberto com nuvens!
4km depois de entrarmos no parque encontramos o mirador Laguna de las Piedras Blancas com uma vista frontal para o glaciar. Parámos, apreciámos e descansámos uns minutos antes de voltarmos à caminhada!



Entretanto os caminhos encontram-se, tanto as pessoas que fazem a caminhada a partir de El Chaltén como as que fazem a partir da Hosteria. Nessa altura deixa de ser um bosque e passa a ser uma mata ampla com uma vista muito bonita para as montanhas!


Passados mais 2km chegamos ao acampamento de Poincenot que tinha bastantes pessoas! Para quem quer ver o amanhecer é uma boa ideia dormir por ali.
Depois do acampamento temos uma caminhada pequena e tranquila até à derradeira subida final. Passamos por riachos, onde aproveitamos para encher as garrafas de água e depois pelo Rio Blanco. A ponte para atravessar o rio só permite que passe uma pessoa de cada vez!





Antes de começar a subida sentámo-nos e comemos uma banana para ganhar energia.
Esta última subida é 1km com um desnível de 400m até à Laguna de Los Tres, com um caminho com pedras altas e algumas meias soltas, por vezes quase que é necessário ajoelharmo-nos para trepar as pedras. Avisam que se estiverem más condições - muito vento, chuva ou se ficar tarde (por causa de ficar de noite) é melhor não subir!
Estava um dia de sol bonito, apesar de estar frio... Começamos com os casacos, mas logo nos primeiros metros ficamos em t-shirt porque a inclinação é bem íngreme e exigiu-nos cerca de 1h de esforço.
Assim que chegamos somos recompensados com uma vista incrível sobre a Lagoa e com os picos de granito do monte Fitz Roy nevados... estava um frio e um vento insuportável. Sentámo-nos e almoçámos o que levámos enquanto apreciamos tamanha beleza da natureza.
Ainda descemos até à lagoa, que tinha uma parte gelada.






Antes de descermos ainda tivemos tempo para ver do lado esquerdo da Laguna de los Tres a Laguna Sucia com um azul incrível!



A descida faz-se bem mais rápido que a subida, no entanto para quem tem vertigens torna-se ainda mais difícil!
Regressámos pelo caminho que vai directo a El Chaltén, o caminho é simples e amplo e vamos deixando para trás os imponentes picos de granito do monte Fitz Roy.



Chegámos à Laguna Capri que é muito bonita. Da parte da tarde não reflecte os picos do monte no lago, mas não deixa de ser bonita! (Quem faz o caminho de manhã, se tiver um dia limpo consegue ver os picos do monte reflectidos no lago e faz o caminho todo sempre a olhar para eles).
Aqui há também um acampamento.




Depois da Laguna Capri descemos bastante até El-Chaltén cerca de 4km. Esta caminhada é muito bonita com uma vista do vale do rio de Las Vueltas.


Ao fim de 8h e depois de mais de 20km a andar chegámos bastante cansados. 


Algumas notas sobre o trekking:
- Roupa: levamos roupa em camadas, isto é, uma t-shirt, uma camisola, roupa quente e um casaco de neve/corta vento e iamos despindo e vestindo consoante a necessidade.
- Calçado: É fundamental umas boas sapatilhas/botas de trekking.
- Importante levar protector solar, comida e uma garrafa de água (que se enche no riacho no caminho. A água é pura e escusamos de ir carregados)
- Levamos os bastões de trekking que são uma boa ajuda!
- Deixo abaixo os gráficos dos percursos com os desníveis da caminhada.

http://www.wikiexplora.com/Laguna_de_Los_Tres_por_El_Pilar

http://www.wikiexplora.com/Laguna_de_Los_Tres

Comemos alguma coisa antes de seguir viagem em direção a El Calafate, onde íamos dormir.
A caminho consegui apanhar uns Guanacos.


Podem continuar a ler o resto da viagem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário