sexta-feira, 15 de março de 2019

Islândia (Dia 4)

Bem próximo da Seljalandsfoss fica a Skogafoss.
Esta cascata vem da água de dois glaciares - Eyjafjallajokull e Myrdalsjokull .
É possível subir 370 degraus até aos topo  da queda e a subida vale a pena porque a vista é magnífica.
Tem uma estrutura de aço e conseguimos ter os pés praticamente em cima da cascata. A queda de 60m provoca um barulho único e uma pulverização da água. Há imensos pássaros a passear em torno desta "nuvem" de água e conseguimos ver não um mas dois arco-íris.
Curiosamente, há também várias ovelhas junto à queda, em equilíbro na encosta escarpada.
Do topo da cascata segue um trilho - Fimmvorduhals - com paisagens lindas ao longo do curso de água (25km). Nós apenas fizemos o início do percurso.

De lá partimos em direção ao primeiro glaciar - Sólheimajokull - que se estende praticamente até à estrada.
Do estacionamento faz-se uma pequena caminhada até ficarmos de frente para o glaciar.
Está muito escuro em comparação com os restantes que visitamos devido à deposição de cinzas da erupção vulcânica.
Caiu uma chuva torrencial que nos fez voltar a correr para o carro.

Seguimos para Vik, parando no caminho em Dyrhólaey - um arco naturalmente formado num penhasco. É uma antiga ilha de origem vulcânica criada por uma erupção há milhares de anos. A vista é inspiradora sobre formações rochosas, praias de areia negra e pelas filmagens da série "Game of Thrones".

Um pouco depois parámos em Reynisfjara - um impressionante conjunto de colunas basálticas numa praia de areia negra. Tem também logo na entrada, no prolongamento destas colunas uma gruta com um tecto formado por prismas basálticos igualmente impressionante.

Chegados à aldeia de Vik, uma das mais fotografadas aldeias do país, subimos até ao cemitério acima da igreja, de onde tivemos uma vista panorâmica da zona com a igreja de Vik com uma arquitectura típica em destaque, rodeada pelos campos de plantas roxas (lupina violeta), a praia ao fundo com as rochas dos três irmãos... uma paisagem que é um regalo para os olhos.

Continuamos viagem e atravessamos um imenso campo de lava - Myrdalssandur - resultante das erupções do vulcão Katla.

Seguimos para Fjadrargljufur, um impressionante canyon do rio Fjadrargljufur.
Tem uma pequena trilha muito interessante ao longo do desfiladeiro que é imperdível! É igualmente a não perder a vista da ponte com todo o desfiladeiro de frente bem como descer ao nível da água. É deslumbrante.

Ainda tivemos tempo de parar em Kirkjugolf, uma combinação de prismas basálticos predominantemente hexagonais de origem vulcânica que formam uma "calçada" muito interessante.
Fomos ainda, um pouco à frente, a uma zona de campos com colunas de prismas basálticos mais antigos com fissuras.

Podem ler a continuação da nossa viagem aqui.