terça-feira, 19 de junho de 2018

Banguecoque (dia 2)

No segundo dia acordamos com chuva, muita chuva, que não deu tréguas! Começamos cedo pelo The Grand Palace.
É imperdível, um verdadeiro espanto, sendo a atracção mais famosa da cidade. Nós ficamos estupefactos com tanta riqueza e tanta beleza junta! Ainda bem que deixamos para o segundo dia porque demoramos mais de 2horas a visitar!
Foi construído em 1782 e por 150 anos foi a residência do rei, da corte e a sede administrativa do governo. Hoje em dia já não é usado como habitação mas as cerimónias oficiais são lá realizadas.
A sua localização ao lado do rio foi propositada, para dar mais segurança à família real.
Dentro do complexo distinguem-se duas grandes zonas: O Templo de Buda Esmeralda e a Residência Real.

Templo de Buda Esmeralda (Wat Phra Kaew) que é o templo budista mais importante da Tailândia.
Possui um pequeno mas muito famoso e venerado Buda de jade (esmeralda). O Buda encontra-se vestido e as suas vestes são mudadas consoante as 3 estações do ano - Verão, Inverno e estação das chuvas. Esta mudança é feita pelo rei para trazer boa sorte ao país em cada estação.
Possui vários edifícios sagrados, estátuas e pagodes decorados de forma muito elaborada.

Residência Real está dividida em 3 zonas:
- Corte externa (entre o Portão Wiset Chai Si e o Phiman Chai Si) - inclui as paredes internas do Grande Palácio. Hoje em dia é onde estão os escritórios estatais como o departamento da casa real.
- Corte do meio (entre o Portão Phiman Chai Si e o Sanam Ratchakit) - é a área onde as cerimónias reais são realizadas como a coroação real.
- Corte interna (entre o Portão Sanam Ratchakit e o Thaew Teng) - era a área destinada exclusivamente a mulheres. O único homem que podia entrar era o Rei.

Horário: 8h30-15h30
Preço: 500 THR/pessoa
Atenção ao vestuário... não podem ser usados calções (homens e mulheres), vestidos curtos também não são permitidos, também não são permitidas havaianas (a não ser que se usem meias por baixo) e alças ou manga cava também não!
Eu fui com calças de desporto e também não são permitidas por serem justas!
À entrada têm uma loja que vende uns panos para quem não tem vestuário próprio!


















Daí seguimos para o Wat Arun.
Este está localizado na margem oeste do rio Chao Phraya. Para chegar lá basta apanhar o barco no cais que custa 4 THR/pessoa e demora cerca de 1min. No mesmo cais há imensa gente a tentar desviar para barcos privados que vão dar uma volta pelo rio e são muito mais caros!
É um dos templos mais impressionantes com um design completamente diferente, bem colorido e com uma localização sobre a água que o torna muito bonito e um símbolo da cidade.
Tem uma torre imponente com mais de 70m, decorada com pedaços de porcelana chinesa e pedaços de vidro coloridos (colocados para que brilhassem quando o sol lhe batesse).
Pode subir-se até ao andar do meio e consegue ver-se o rio! Nós apanhamos um dia feio com chuva e neblina por isso não vimos grande coisa.
Já foi a casa do Buda Esmerada antes do Palácio ser construído do outro lado do rio.
Horário: 8h30-17h30
Preço: 50 THR/pessoa







Antes de irmos para o hotel ainda fomos ao Wat Pho, muito conhecido pelo seu Buda reclinado!
É um dos maiores complexos de templos.
O Buda deitado é gigante, mede 46m de comprimento e 15m de altura. Só os pés têm 5m de comprimento e são minuciosamente decorados com ilustrações de madrepérola. É tão grande que é difícil tirar uma fotografia em que o consigamos apanhar inteiro!
É muito confuso o edifício onde o Buda está e avisam em vários sítios para ter cuidado com os assaltos... as pessoas estão praticamente coladas a admirar o Buda.
No mesmo edifício há um número que tem um significado especial. O 108. Representa as acções positivas e símbolos que levaram o Buda à perfeição. Quem quiser pode comprar uma tigela de moedas e deitar cada moeda nas 108 taças de bronze que cobrem o comprimento da parede. Ouve-se portanto sempre um barulho das moedas a cairem nas taças!
É um templo com uma arquitectura riquíssima, não só pelo ouro mas também pelos detalhes de azulejos e cerâmicas! Gostei muito deste templo.
Nos seus pátios há várias estátuas de Buda douradas que são túmulos de pessoas importantes e no seu interior estão guardadas as cinzas.
Foi aqui que houve a 1ª Universidade pública da Tailândia. Hoje em dia neste complexo é um centro de massagem tradicional e de medicina e ao que consta as massagens são óptimas!
Horário: 8-17h
Preço: 100 THR/pessoa (inclui 1 garrafa de água)







Fomos para o hotel e seguimos para o aeroporto DMK (táxi 500 THR).

Adorámos Banguecoque! Foi só de passagem mas aproveitámos ao máximo!
Não deu para visitar os mercados flutuantes mas ficará para uma próxima... :)

Podem continuar a ler a nossa viagem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário