quarta-feira, 31 de julho de 2019

Budapeste - Dia 2 e 3

No 2º dia começámos por ir até à Ópera. Infelizmente está em obras até 2021 mas, apesar da sala de espectáculos não se poder visitar optámos por comprar na mesma o bilhete. Para compensar esta falha eles oferecem um pequeno espectáculo de ópera na escadaria principal de cerca de 10min.
Só há 3 horários de visita em várias línguas (espanhol, italiano, inglês e húngaro) todos eles às 14h, 15h e 16h.
Comprámos o bilhete para as 16h e continuámos a nossa visita.

Fomos à Basílica de Santo Estevão, a maior igreja da cidade, com 55m de largura, 87m de comprimento e a cúpula com 96m de altura, sendo o edifício mais alto da cidade a par do Parlamento.
O nome homenageia o 1º rei da Hungria.
Na entrada há uma inscrição em latim "Ego sum via veritas et vita" - "eu sou o caminho, a verdade e a vida".
A basílica tem vários objectos preciosos entre eles a mão direita do rei Santo Estevão mumificada, estando esta numa capela perto do altar.
A entrada na basílica é gratuita no entanto a visita ao tesouro e à cúpula é paga.
Nós optámos por subir a cúpula onde a vista sobre a cidade é muito bonita.
2ª a 6ª: 9-17h
sábado: 9-13h
domingo: 13-17h
Preço da cúpula 900 HUF

Seguimos para a zona do Budapest Eye, na praça Erzsébet ter.
É uma praça bem interessante, em homenagem à imperatriz Sissi. Além da roda gigante onde não andamos tem um mercadinho com artesanato local a preços interessantes.

Fizémos novamente a Vaci Utcá até chegarmos ao Mercado Central, que é o maior mercado coberto da cidade.
O edifício foi destruído na 2ª Guerra Mundial e mais tarde declararam-no como ruínas. Foi restaurado e hoje em dia é um dos edifícios com arquitectura mais importante da cidade.
No andar de cima há bancas de comida e roupas/souvenirs habituais. Os preços aqui em regra geral são mais caros que em algumas lojas da Vaci Utcá e que no mercadinho na praça Erzsébet ter.
No andar de baixo é o mercado local, com fruta e legumes, carne, doces típicos, temperos (a tão famosa paprika) e os chocolates artesanais (que são maravilhosos).
Mais informações:
O mercado fecha ao domingo e abre todos os dias às 6h. Dependendo dos dias, fecha às 15h (sábado), 17h (segunda-feira) e 18h (de terça a sexta-feira).

Seguimos para a Grande Sinagoga (Dohány).
É a 2ª maior do mundo.
Tem 53m de comprimento, 26m de largura e lugares para mais de 2900 pessoas, ficando as mulheres sentadas nas partes laterais, separadas dos homens, obedecendo assim a uma tradição ortodoxa judaica.
Foi construída entre 1854-59 pelo arquitecto vienense Ludwig Forster. Tem uma mistura de estilos muçulmanos e católico (no centro da nave existem púlpitos como nas igrejas cristãs).
Durante a 2ª Guerra os Nazis fizeram nos arredores da Sinagoga um gueto Judeu que depois se tornou num campo de concentração.
No exterior está um pequeno cemitério judeu e a árvore da vida - um memorial do holocausto - cada folha tem escrito o nome de um judeu assassinado durante o Holocausto.
Mais informações:
Horário: domingo a 5ª-feira: 10-19h30 (entre 28 de Abril e 28 de Setembro), 6ª-feira: 10-15h30 (Março-Outubro) e fecha ao sábado
Os ombros têm que estar cobertos e não são permitidos calções ou mini-saias.
Há uma visita guiada em várias línguas. Assim que entramos há a sinalização com bandeiras dos vários idiomas da visita e sentamo-nos nas cadeiras ao lado da bandeira com o idioma que queremos.
Preço: 4000HUF - penso que o preço é excessivo!

Antes de seguirmos para a Ópera, onde tínhamos o bilhete comprado resolvemos ir comer um gelado à famosa gelataria Gelarto Rosa (tripadvisor). Os gelados são maravilhosos. Eu gostei particularmente do sabor de limão com manjericão.

Chegámos à Ópera.
Não é só o interior que está em obras, a fachada também está.
Como já disse só se pode visitar com visita guiada.
O interior é super luxuoso. Ficámos logo de olhos postos nas grandes colunas de mármore e nas impressionantes pinturas no tecto.
Foi criada pelo arquitecto Miklós Ybl e construída entre 1875-84, sendo financiada pelo imperador da Áustria com a condição de que esta ópera não fosse maior que a de Viena.
A ópera tem cerca de 1200 lugares.
Passamos a escadaria principal com o tapete vermelho, fomos até uma sala com um trabalho impressionante nas madeiras feito por apenas um carpinteiro com o seu filho e visitamos ainda o bar.
Não pudemos ver a sala principal por estar em obras como disse mas, em contra-partida assistimos a uma pequena ópera.
O guia disse-nos ainda que os bilhetes são bem acessíveis e que comprados com tempo e para lugares mais baratos podem custar apenas 10€.
Preço: 2900 HUF

Fomos até ao Szimpla Kert (tripadvisor) um bar super giro! Adorámos o ambiente...
Jantámos na mesma zona, no restaurante Gettó Gulyas (tripadvisor), onde a comida também estava maravilhosa.

No fim do jantar ainda fizemos uma caminhada até ao Castelo e Bastião dos Pescadores para ver a cidade iluminada!
Uma caminhada que valeu bem a pena... É muito bonita a vista da cidade à noite!

No último dia estava a chover bem, tínhamos planeado passar a manhã na ilha Margarida, mas assim sendo abortamos a nossa ideia inicial!
Como tínhamos tudo de importante visto voltámos ao Parlamento porque nos tinham escapado as paredes com as marcas das balas!
Seguimos até ao Café Gerbeaud (tripadvisor), onde comemos um bolo típico e passamos algumas horas até ir para o aeroporto. Infelizmente à praça à volta está em obras e não deu para ver a fachada e envolvência do edifício que parece ser muito gira.