quinta-feira, 4 de julho de 2019

Nova Iorque (Dia 5)


E chegou o meu dia de anos!
Tinha planeado fazer o voo de helicóptero mas, infelizmente, o dia esteve sempre feio e com chuva e nevoeiro e o voo foi cancelado.
Fomos então às compras, ao Macy's, Victoria Secret e depois fizemos a 5ª Av. até ao Central Park, parando na St. Patricks Cathedral, ao lado do Rockfeller Center.
É um dos marcos da cidade, uma igreja muito bonita por dentro e por fora. Tem duas torres de 100m de altura e paredes de mármore. É impressionante.


Continuámos então até ao Central Park. Como já tínhamos caminhado na parte mais a sul, entramos um pouco acima, depois do jardim zoológico.
O Central Park é enorme e pode dividir-se mesmo em 3 zonas, sul, centro e norte.
Na zona sul fica a pista de gelo no Inverno (Wollman Rink), o famoso carrossel (um dos mais antigos dos EUA), o zoo e ainda algumas estátuas (Balto statue - uma estátua de bronze criada em homenagem ao cão que salvou muitas crianças no Alasca; Delacorte Music Clock - que tem estátuas de animais e é interactivo entre as 8h e as 17h, de 30 em 30min, mexendo-se os animais ao som de uma música curta - situa-se ao pé do zoo).
Localiza-se também o sheep meadow que é uma zona grande de relva onde dantes pastavam ovelhas. No Inverno acaba por não ter grande interesse mas no Verão não se vê relva, há imensa gente a fazer piqueniques e a apanhar sol.

Nós fomos directos à zona centro e parámos no terraço Bethesda com a sua grande fonte (Anjo das águas).
No Verão além dos imensos turistas, está repleto de artistas de rua. No Inverno, além da fonte não estar a funcionar e o lago não ter água não estava ali muita gente.

Dali seguimos para o Strawberry Fields - um dos locais mais visitados do parque.
Foi inaugurado em 1985 no 45º aniversário de John Lennon um memorial com pedrinhas com a palavra IMAGINE - nome de uma das suas famosas músicas.
Situa-se à frente do famoso edifício Dakota, onde viveram várias pessoas famosas, entre elas John Lennon, que aqui foi assassinado. É um dos exemplos de Arte Nouveau da cidade e fica na esquina da 72nd St com o Central Park)!

De lá andámos até ao The Lake.
No Verão há imensos passeios de gaivotas e gôndolas.
No Inverno vale pela vista e pelas árvores com folhas em tons acastanhados que tornam a imagem maravilhosa!
Um pouco de paz no meio de uma cidade tão agitada e cheia de arranha-céus.

Atravessámos a Bow Bridge, uma ponte de madeira bem famosa e romântica, onde acontecem vários pedidos de casamento em NY.

Na zona central há muitas outras atrações como o Belveder Castle, o Delacorte Theater (de Maio a Agosto tem pelas de Shakespeare gratuitas), um obelisco (presente do Egipto para NY), o grande relvado (Great Lawn) que quando há um pouco de calor está geio de gente com toalha estendida a apanhar banhos de sol e a fazer piqueniques. Este é um dos relvados mais famosos do mundo, entrando em inúmeros filmes. Quando estive da outra vez no Verão passei lá um bom bocado! Agora estava chuva e frio e sem ninguém!
Outro sítio onde estive da outra vez foi no Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir - um lago muito bonito que ficou com este nome para homenagear a ex-primeira dama quando esta faleceu, uma vez que ela tinha por hábito praticar desporto aqui. Tem uma vista fabulosa, fazendo reflexo os arranha céus na água tornando a imagem num verdadeiro postal.
É o maior lago do Central Park.
Tendo em conta a chuva imensa não fomos lá e fomos directas para o MET.




O MET (Metropolitan Museum of Art) é, na minha opinião, um dos museus mais espectaculares do mundo!
Foi a minha segunda vez aqui e acho que cada vez que voltar ele fará parte do meu roteiro.
Embora da primeira vez que tenha ido não fosse pago, as pessoas doavam o que queriam desta vez não. A doação ainda funciona mas apenas para moradores de NY. Os restantes visitantes pagam 25$ e o bilhete é válido por 72h, uma vez que é impossível visitar o museu num só dia.
No 1º andar estão concentradas peças de arte grega, romana e egípcia por exemplo. Uma das grandes atrações é um impressionante templo egípcio completo que foi doado pelo governo egípcio em agradecimento à preservação da sua história.
No 2º andar há diversas pinturas de artistas bem conhecidos, como por exemplo, Picasso, Van Gogh, Monet, Bruegel, Manet...
Há também um terraço - Roof Garden que está fechado no Inverno, apenas abre de Maio a Outubro. Deve valer a pena a vista sobre o Central Park e o skyline de NY.
Horário: Encerra à 2ª. De 3ª a domingo das 9h30 às 17h30 e ao sábado até às 21h.
Localização: 5ª Av com a 82nd St.


Seguimos para o Solomon Guggenheim Museum.
Um prédio circular com uma arquitectura fascinante.
É uma visita diferente porque as obras são expostas no "corredor", à medida que vamos subindo vamos tendo as obras expostas.
A exposição temporária, que ocupa a maioria do museu era de Hilma af Klint.
Há também uma coleção fixa numa sala bem variada, com pinturas de artistas como Cézanne, Picasso, Kandinsky e Pollock.
Ao sábado a entrada funciona por doação. Nos restantes dias o preço é 25$.
Horário: 10-17h30 e ao sábado das 10-20h.


Para celebrar o meu aniversário fomos ao restaurante Buddakahn, no Meatpacking District, por muitos considerado dos melhores restaurantes da cidade.
É uma mistura de comida oriental com um ambiente luxuoso mas cool!
A sala principal, com um pé direito enorme é onde está a famosa mesa da série "Sex and the City". A decoração é majestosa e comemos à luz das velas e ao som de música, que no meu entender está demasiado alta.
A comida estava muito boa e no fim ofereceram-me um gelado com uma placa "Happy Birthday" com uma vela.
O restaurante não é barato mas vale a visita!
(tripadvisor)


Podem ler a continuação da viagem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário