sexta-feira, 19 de julho de 2019

Budapeste em 3 dias

Em Maio de 2019 fui com duas amigas a Budapeste.
Ainda não conhecia a cidade e várias pessoas me falavam tão bem dela que assim que arranjei uns dias não hesitei em marcar.
Adorei a cidade. É de facto muito bonita e arranjada, com uma vida incrível e recantos super giros, com jardins bonitos e muitos espaços verdes.
Tenho uma amiga que lá está a viver e me recomendou uma série de restaurantes! Gostei de todos, desde a comida, aos espaços e ao ambiente!
O ponto negativo da cidade são as pessoas, todas são antipáticas e frias, chegando mesmo a ser mal educadas por vezes.

Temperaturas:
Apesar das previsões para aqueles dias de Maio serem de chuva todos os dias acabámos por ter um dia lindo com sol, um segundo dia também com bom tempo, apenas uns ligeiros chuviscos. Só no último dia é que nos vimos obrigadas a usar o guarda-chuva.
As temperaturas estiveram agradáveis, 18-20º, excepto à noite que ficava mais frio e apanhámos uns 7º.

Transportes:
Voei pela 1ª vez com a Wizz Air e não fiquei fã, 1h de atraso no voo de ida e 2h30 no voo de regresso. Além disso é preciso ter em atenção à bagagem porque só permitem uma mochila, caso se queira levar uma mala é cobrada uma taxa adicional!
Saímos do aeroporto quase à meia noite e apanhámos o autocarro público que nos deixou no centro - nº 100 E - custa 900 HUF. Para o aeroporto usamos na mesma o autocarro.
Pode comprar-se o bilhete na máquina (com MB) ou directamente ao motorista (com dinheiro). A viagem dura cerca de 40min.
Quando se chega ao aeroporto há muita propaganda/informação sobre um shuttle do aeroporto para o hotel, mas fica bem mais caro e o autocarro funciona bastante bem... não acho que justifique.
Percorremos a cidade toda a pé, fizemos 28km no 1º dia e 23km no 2º.

Itinerário:
Chegámos num sábado depois da meia noite e a cidade estava com uma vida incrível, imensa gente nos bares e nos restaurantes e as ruas cheias!

Dia 1 (domingo) (aqui):
- Parlamento
- Sapatos à beira rio
- Ponte das correntes (Ponte Széchenyi)
- Bastião dos Pescadores
- Praça dos Heróis
- Termas Széchenyi
- Jartar: Zeller Bistro

Dia 2 (segunda) (aqui):
- Basílica Santo Estevão
- Bar: Szimple Tov
- Jantar: Getto Gulyas
- Noite: Ponte das Correntes, Bastião dos Pescadores e Castelo

Dia 3 (terça) (aqui):
- Zona do Parlamento
- Zona da Basílica
- Café Gebraud

Custos:
A viagem ficou a cerca de 380eur.
Gastamos 140eur no voo e 80eur no hotel, o restante foi nas refeições, nas atrações e nos presentes!